domingo, 27 de março de 2011

O bode e a Maçonaria


Quem nunca ouviu falar que na Loja Maçônica os maçons tem um bode? E que este bode é utilizado para os mais terríveis fins….
Pouca gente sabe a verdadeira lenda por trás do bode. Como nossa intenção é levar fatos curiosos ao conhecimento de todos, através da literatura disponível, o Blog do Maçom reuniu os fatos que levaram a tal ligação: Bode x Maçonaria.
Conta-se que no inicio do Cristianismo, muito adeptos da nova religião foram dispersos pelo mundo afim de divulgar a nova crença e aqueles que estiveram na Palestina observaram que os Judeus tinham o costume de conversar ao pé do ouvido com os bodes, um animal muito comum naquela região. Após diversas tentativas, os cristãos descobriram que esta era uma forma de expiação dos erros, ou seja, sempre que cometiam algum erro, os Judeus contavam suas faltas ao bode e este como na fala, manteria o segredo das faltas cometidas.
Mais tarde, quando a Igreja começou a perseguir aqueles que não eram partidarios de suas crenças, os maçons foram alvo e vitimas desta perseguição. Por mais terríveis que fossem os métodos utilizados, os maçons não delatavam seus irmãos, a ponto de um dos inquisitores dizer que estes (os maçons) se pareciam com bodes, pois nada falavam, nada lhes era retirado.
É fato, que mais tarde, alguns ocultistas associaram o bode a todo tipo de energia negativa, gerando confusão na cabeça daqueles que não conhecem a lenda, porém estes fatos historicamente não se corroboram.
O bode, nada mais é que um símbolo do segredo, tão caro ao maçom. Grande parte da pesquisa sobre este tema, vem do reconhecido pesquisador maçônico José Castellani.
Eterno Aprendiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário