segunda-feira, 21 de março de 2011

Senado homenageia Ordem DeMolay, patrocinada pela Maçonaria

O Senado tem sessão especial em março (21), às 11h, para homenagear os 30 anos de atuação no Brasil da Ordem DeMolay, entidade destinada a jovens de 12 a 21 anos de idade, do sexo masculino, e ligada à Maçonaria. O requerimento solicitando a homenagem é do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).
Ordem DeMolay é formada por um corpo de lojas, denominadas capítulos . A formação dos integrantes inclui dois graus básicos e o segundo grau. Os básicos são o iniciático e o DeMolay e o segundo grau é composto por estágios históricos, filosóficos e honoríficos, que compõem a Ordem da Cavalaria.
O nome da entidade é uma homenagem ao francês Jaques DeMolay, último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários. Essa ordem militar foi fundada no século 12 com o intuito de proteger os peregrinos que viajavam para os Lugares Santos na Palestina. Vinculada à Igreja Católica, tornou-se rica e poderosa, sendo perseguida mais tarde pelo rei Felipe, o Belo, da França, que conseguiu sua supressão no começo do século 14. Na época, vários templários foram presos e executados, entre eles, Jacques DeMolay.
A Ordem DeMolay é baseada em princípios filosóficos e filantrópicos, e foi fundada nos Estados Unidos, no dia 18 de março de 1919. Segundo informações da entidade, há cerca de 205 milhões de integrantes da Ordem DeMolay em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil, onde atua desde 1980.
O supremo conselho da Ordem DeMolay no Brasil conta com quase 20 mil integrantes ativos, espalhados por 340 municípios, conforme a entidade. No dia 19 de janeiro de 2010, o então presidente Luís Inácio Lula da Silva instituiu, por meio da Lei Federal 12.208, o Dia Nacional do DeMolay, celebrado em 18 de março.




Wilson Júnior
Grande Mestre Nacional da Ordem DeMolay
gmn@demolay.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário